segunda-feira, 6 de julho de 2015

É normal

Nos últimos dias, recebi muitos comentários aqui no blog, com relatos muito sinceros de várias pessoas que estão parando de fumar. Eu fico tri contente de poder receber todos vocês aqui e compartilhar nossos relatos. Eu poderia agora inventar fórmula mágica, ou fazer de conta que existe um milagre por trás de parar de fumar, ou que é algo simples. Não é. Mas não se preocupe, é normal que não seja.

A ansiedade: é normal. Pensa em quanto tempo o cigarro foi uma válvula de escape, é normal que a ansiedade aumente. Claro, sabendo que é normal, tendo consciência disso, acho que a gente pode tentar alguns mecanismos pra tentar aliviar, tornar mesmo tortuoso. Adotar os chicletes, roer legumes cortados em forma de palito ou simplesmente parar para respirar profundamente, com longas inspirações e expirações, pode ajudar. Eu sempre acho que a consciência do problema tem que ser uma arma a nosso favor, é onde vemos que somos capazes da mudança. Tornar essa ansiedade consciente simplesmente pra nos conformarmos com ela não me serve. Não que eu tenha deixado de ser ansiosa nesses anos (gente, já faz anos que eu parei! que lindo), mas essa ansiedade da parada de fumar, que parece que vai corroendo a gente por dentro, não tenho mais.

A dúvida também é normal. Só não deixem que ela se sobreponha à vontade de se ver livre do cigarro. Olha, eu vivo tri bem sem cigarro e, ainda assim, tenho uns sonhos tão realistas de que estou fumando que fico em dúvida se aquilo aconteceu mesmo ou não. A cabeça da gente prega peças o tempo inteiro, então é preciso estar alerta e forte, como diz aquela música.

O que eu não tenho dúvida é que todo mundo é capaz. E não precisa ter vergonha ou se achar menos merecedor por pedir ajuda: toda a ajuda a bem-vinda e necessária. Não é uma tarefa fácil, por isso não tenha vergonha de recorrer a médicos, grupos de apoio, ou mesmo compartilhar sua história aqui. Se tem uma coisa que anda em falta no mundo, e que eu sempre acreditei, é no poder da empatia, de se colocar no lugar do outro, ser capaz de se sensibilizar. E é isso que esse blog é: um espaço de pessoas empáticas, que se sensibilizam e não julgam uns aos outros pelo modo pelo qual estão tentando parar de fumar, mas que se apoiam mutuamente.

Grande semana para vocês!


9 comentários:

  1. Seu blog esta me ajudando demais...estou no começo da caminhada mas tenho certeza que vou conseguir abçs e volta aqui...

    ResponderExcluir
  2. Já estou a mais de dez anos sem fumar, só consegui na terceira tentativa. Fiquei meses trabalhando a minha mente com afirmações do tipo: Tenho nojo de cigarro, estou queimando dinheiro, não quero mais fumar e etc. Chegou uma hora que decidi parar de fumar a qualquer custo e "quem manda em mim sou eu e não o cigarro".

    As duas primeiras semanas foram bem difíceis, fiquei quase louco, mas depois ficou mais fácil e sinto que o esforço valeu.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, gostaria de te agradecer, pois seu blog está sendo fundamental para minha luta contra o Cigarro.
    Parabéns por sua conquista e o excelente blog! Toda vez que sinto vontade eu venho aqui leio e releio suas histórias, me identifico muito e quando vou ver a vontade já passou.
    Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Quando a gente se agarra na vontade de fazer algo tudo fica mais fácil! Tem horas que parece que vai ser impossível, mas quando vê o tempo passou e junto a vontade!
      E estamos aqui sempre que precisar. Obrigada por compartilhar com a gente!
      Abraço,

      Excluir
  4. Estou precisando muito CV conversa sobre isso..Faz 40 dias que estou sem esse maldito cigarro!!! Estou tendo crises de abstinência isso é horrível será que demora muito para passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!
      Os processos de cada um são bem únicos. Tudo isso é bem normal, mas depende de cada pessoa a hora de passar. Se já faz 40 dias que você parou de fumar, a abstinência que sentes é totalmente psicológica, não mais física. Comigo foi assim: quando me dei conta de que era só minha cabeça me sacaneando, dobrei os esforços pra tentar ficar bem. A cada crise parava, respirava fundo por um período e logo passava. Tentei adquirir novos hábitos, já que tive que abandonar vários dos velhos hábitos ao deixar de fumar. Deixei de fazer aquelas coisas que eram meio ritualísticas do fumar, desde tomar cerveja com frequência, a ler as notícias em outro lugar e não logo após tomar café.
      Aos pouquinhos a gente consegue. Demanda um grande esforço, que pode ser muito recompensador. Ah, e a se a barra ficar pesada mesmo, não tenha medo ou vergonha de procurar um médico e pedir ajuda. Não é menos mérito parar de fumar com acompanhamento médico ou auxílio de remédios. Minha mãe parou na mesma época que eu e a medicação foi fundamental para ela nos primeiros meses. Paramos quase juntas, há 4 anos e meio. E como eu, ela também nunca mais fumou. ;)
      E sempre que precisar conversar, estamos aqui!
      Abraço,

      Excluir
  5. Hoje faz 40 dias e hoje está muito difícil.. quando acho que vai passar me vem uma crise de abstinência com ansiedade!! Tá difícil

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Fumei há mtos anos e estou sem fumar há 8 meses. Ainda sinto um vazio uma vontade de fumar que também logo passa. Mas o problema é tudo que eu sinto. Estou com labirintite, sinto enjoos ainda de vez em qdo. É como se eu estivesse inchada sabe na parte do abdômen embaixo das minhas costelas. Já fiz exames que graças a Deus não deram nada e todos os médicos dizem que meu problema é ansiedade. Não sei mais a que relacionar esses sintomas alguém mais sente isso? Ainda choro muito quando estou sozinha. Em compensação minha respiração está ótima e tb engordei um pouco será que pode ser isso? Me ajude e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Fumei dos 12 aos 39 anos. Parei em 2004 fiquei até 2015 limpa. Tive uma recaída no auto engano do "só um traguinho". Voltei com força, fumando compulsivamente, acordando naadrugada para fumar...desde setembro último. Várias tentativas, várias frustrações...agora hoje estou limpa há 2 dias e 5 horas... No páreo de novo que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir