terça-feira, 7 de junho de 2016

4 anos e meio

Eu aqui, tentando terminar as revisões no meu projeto de qualificação do mestrado, quando vou responder os comentários que ainda chegam nesse bloguinho. Nossa, como fico feliz sabendo que ainda tem gente que vem aqui, que procura, que divide sua experiência, suas angústias. Como fico feliz também em ver que outras pessoas, que também passam pelas mesmas ansiedades e angústias, também se disponibilizam a responder e partilhar. Isso faz valer o investimento de deixar esse blog no ar, mesmo sem atualizações frequentes.

E nessas de responder, parei pra pensar e me dei conta: já faz 4 anos e meio que eu parei. Que tri, né?

E olha, teve dias durante esse mestrado que eu achei que só conseguiria escrever se fumasse um cigarro, de tanto que a coisa tinha empacado. Claro, não é aquela vontade insuportável, só aquele pensamento que volta, mostrando que por mais que o tempo passe, a gente nunca vira um não-fumante, mas permanece na condição de ex-fumante. Eu sempre me coloquei como uma viciada em tratamento. Justamente por saber disso, que não dou nem "um traguinho", nem de brincadeira. Sei da minha condição de viciada. Sei da relação que eu tinha com o cigarro. Sei da quantidade que eu fumava por dia. Sei que isso não tem volta. E por uma opção minha, para o meu próprio bem. E é justamente por ter tido a clareza de tomar a decisão e ter conseguido me manter firme que me sinto bem, e de bem, e de boas.

Eu já gostava de chá, mas depois que parei de fumar, virou um novo (e ótimo) vício ;) 

E vocês, como estão hoje?

beijo,


12 comentários:

  1. Olá,há tempos venho tentando parar de fumar, escolhendo datas comemorativas, aniversarios, etc
    porém sem sucesso,não havia vontade plena! Pois bem, decidi e faz dois dias que parei! estranho que sinto falta ,porem nada desesperador! Vamos em frente!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...sabe estou tentando para de fumar,,faz três dias fumo de um a dois cigarros por dia..estou usando o adesivo..está me ajudando.estou ficando com nojo do cigarro..espero conseguir para,,já não me sinto bem com o cigarro,fico muito deprimida quando fumo.mas sei q com muita forças chego la.

    ResponderExcluir
  3. Deixei de fumar em 2015, portanto, um ano e pico...Eu fumei durante 60 anos. Parei em 15 dias usando uma técnica simples: comprei meu ultimo pacote de cigarros...quando terminasse o pacote seria o fim do tabagismo. Foi assim (o pacote durou 15 dias!) e pronto! estou aqui, com o mesmo peso, mesma saúde e sem fumar...nada substituiu o cigarro. Estamos quites! Nem triste nem feliz...nem melhor nem pior. Vivendo a vida como sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou entrando no 9 mês sem fumar. Parei sem remédio, sem adesivo. Foi terrível os primeiros meses claro mas ainda assim sinto vontade. Pois os hábitos passaram mas meu corpo se acostumando sem o cigarro é muito complicado pq como cada um é cada um me senti muito mal e ainda hj sinto algumas coisas que até me desanimam sinto desconforto no abdômen e isso me deixa chateada mas estou firme e forte com boa respiração apesar de muitas vezes me sentir muito triste. Sei que tudo isso vai passar sei também que demora mas estou vencendo e acredito que todos também conseguirão. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola. Faz hoje um mes que deixei esse malvado. Tem sido muitooo dificil. Tenho passado varias etapas, mudanças de humor, tristeza,parecia que sem tabaco ja nada fazia sentido... Ate chorei! Se ja esta vencido? Nao, claro que nao. Mas mais forte que eu nao é!!! Força para todos os que enfrentam esta batalha, somos mais fortes.

    ResponderExcluir
  6. Olá,meu nome é allan tenho 32 ano 17anos fumando . estou desde do dia 31 agst, sem fumar nos 2 primeiro dia fique descontrolado ,cheguei a gritar com meus filho isso foi assustado pra mim hoje. Estou com bem menos agitaçâo estou muito comfiante nessa luta e vou vençer esse vucio orrivel. Boa noite ,força para todos amigos(a) nessa luta

    ResponderExcluir
  7. Sou fumante há 50 anos (tenho 60 e comecei fumar com 10 anos)2 maços por dia, e esta semana decidi parar de fumar, pela minha saúde e pelo meu bolso, o dinheiro q gasto com cigarro dá pra comprar um carro popular (zero km) financiado. parei exatamente dia 04/09/2016 as 18:00 horas, e não vou dizer que é fácil não, mas o que é fácil nessa vida? temos q lutar desde que nascemos para conseguir nossos objetivos, ou não?
    VERGONHA NA CARA DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA estes são os remédios!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, dia 30 de agosto foi o meu ultimo dia de fumadora. Foram 25 anos, com algumas tentativas sem êxito. Fui de férias e quando cheguei pensei "gastei 200€ em tabaco e nao fui um dia jantar fora?" Vou mentir se nao pensar na saúde, mas como costumo dizer nao sei o que me pode acontecer ao descer as escadas, pesou muito a questao economica. E ja passaram quase 3 semanas, penso algumas vezes mas pensei que fosse muito mais dificil. É tudo psicológico! !!

    ResponderExcluir
  9. E terrível fico estressado com tudo hj faz se 11 dias , os dias são longo parece não ter fim , e a vontade e intensa, mas tou firme na vitória e libertação desse vicio , abraço a todos e fique firme tbm , não e fácil mas depositem sua fe em Deus q vai dar tdo certo vlw

    ResponderExcluir
  10. Parei de fumar ha 36 dias. Meu corpo está reagindo de uma forma bem agressiva. Estou com aumento de pressão arterial, tonturas fortes, dores musculares. Meus exames clínicos estão otimos. Meu cardiologista associou tudo isso à abstinência, à ansiedade. Comecei um tratamento essa semana com Bup mas ainda passo muito mal. Alguém de vocês sentiu tudo isso?

    ResponderExcluir
  11. Eu e meu filho não fumamos desde 10 de outubro, 22 dias hoje. Foram 36 anos para mim e 13 anos para meu filho. Um tem apoiado o outro, sendo que na família (pais, irmãos, sogra, marido etc) todos são ex-fumantes. Não está sendo nada fácil, mesmo tomando Bup. Mas vamos em frente, dia a dia. Me considero uma fumante sem cigarro, em tratamento. Espero que passe essa sensação

    ResponderExcluir
  12. Vcs q fumam e eu tbm nunca vamos deixar de ser tabagista ! A luta é diária e tem q ter um motivo bastante forte pra parar de fumar!
    a depressão o estresse e a ansiedade com uma tragada agente alivia essas dores , porém é o preço q se paga pra destruição do nosso organismo gradativamente ! Então q fique claro pra nós todos , temos q ter um motivo muito forte Pra deixar esse vício físico e psicológico ,,, bjsss e q todos nós deixamos esse vício p trás !

    ResponderExcluir