quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual seria a desculpa perfeita para voltar a fumar?

Nem sempre a vida é um mar de rosas. Nem sempre a gente acorda alegre. Nem sempre as coisas acontecem como queremos. Nem sempre somos felizes e confiantes. Nem sempre as coisas dão certo. Ontem fiquei pensando: o que seria ruim o bastante para me dar motivo suficiente para voltar a fumar?

Uma queridíssima amiga disse que voltou quando terminou com o namorado e a avó ficou doente. Isso me fez pensar em se existe sofrimento tão grande que justifique o retorno ao vício. Conheço muitas outras histórias de recaída: mortes, perdas, tristezas, estresses. Passamos por tantos momentos de vulnerabilidade que fica difícil até enumerar todos os possíveis.

Sonhei que eu sofria muito. Isso me causava uma dor lancinante. Sensação de estar sem chão, sem vida, um grande vazio. Chorava muito. Sabe dor? Sabe vazio? Era isso. E me corroia. E quando eu acordei, o que mais estranhei em tudo que pensei enquanto sofria - e de tudo, tudo mesmo, passou pela minha cabeça - era que não havia pensado em acender um cigarro. Será que sou assim tão forte?

Na biografia do Eric Clapton (quem não leu ainda, corre) ele fala muito sobre as múltiplas desintoxicações. Ele conta que na saída de uma reunião do AA, a reunião em que ele falava sobre a morte do filho Connor - que tinha 4 anos e caiu da sacada do apartamento - uma mulher veio falar com ele. Ela disse que o fato dele ter permanecido sóbrio após a morte de um filho acabava com a única desculpa que ela guardava para si, internamente, para voltar a beber.




Acho terrível sair julgando fraquezas. A dor tem um efeito diferente em cada pessoa. Mas é legal refletir se no fim é fraqueza, ou só desculpa interna, nossa, íntima, inconfessável, que guardamos pra matar a saudade do vício antigo. Acho que logo que a gente para de fumar essa lista é imensa. Aos poucos ela vai diminuindo, conforme vamos nos fortalecendo. Não sei. Mas no momento em que reli aquela frase, pensei a mesma coisa: não tenho mais desculpa nenhuma para voltar a fumar. And I feel fine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário