quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aquele com o vizinho que fumava no elevador

Esta patrulha antitabagista é um baita pé no saco, mas confesso que tenho achado conveniente. É mais fácil, de fato, não pirar pensando em cigarro quando se vive num mundo em que não se fuma. Não adianta, quanto mais vejo as pessoas fumando, mais vontade tenho de fumar. É inevitável.

Ontem estava falando com uma amiga que está em Pequim e também está colocando o parar de fumar como meta do ano. De repente lembrei de como são as coisas por lá e agradeci por ter tomado esta decisão aqui. Explico. A China em geral é o paraíso dos fumantes. Se fuma muito e em todos os lugares. Todos mesmo. Eu era recém-chegada à cidade, quando, no elevador do prédio, um vizinho acende um cigarro. Sim, camaradas, dentro do elevador do prédio. E ele nem ficou vermelho, ou fez cara de criança que sabia que tava fazendo coisa errada. Nada disso. Para o vizinho chinesão era normal fumar no elevador.

Da mesma forma, é normal fumar em restaurantes. Não há nem uma divisão no salão para fumantes e não fumantes. As pessoas fumam antes de comer, depois de comer e, alguns, durante a comida. Até pra mim, uma fumante compulsiva, aquilo era too much. Ao mesmo tempo, me sentia confortável. Eu não precisava ir pra rua pitar e voltar pra cervejinha gelada, como aqui, não precisava me esconder em algum canto, ou em semanas como essa em Porto Alegre, fritar no sol pra fumar um cigarro. Eu me sentia, digamos, acolhida. Engraçado foi durante a Olimpíada, em que distribuíram cartazes de proibido fumar em todos os bares e restaurantes de Pequim. Mas bastava chamar o dono e perguntar se podia, ele olhava pros lados pra conferir se não tinha algum estrangeiro que poderia reclamar, e entregava o cinzeiro. Ah, a China...

Claro que a tendência é mudar com o tempo. Mas nem no Japão, que todos acham ultracivilizado, os caras fumam menos. Lá também se fuma dentro das casas, bares e restaurantes na maior naturalidade. Até acho que as coisas vão mudar, mas daquele lado do mundo ainda vai demorar um pouquinho. Por isso digo, mesmo com toda a chatice que virou fumar no ocidente, ainda bem que eu estou deste lado do globo quando tomei a decisão de parar.

E força para começar o 5º dia!

2 comentários:

  1. Aqui na Europa eles fumam muito também. Mas a barbada pros fumantes também vem diminuindo com o passar dos anos. lembro da primeira vez, em 2006, quando me surpreendi ao ver as pessoas fumando dentro do lobby do hotel. Agora, ainda bem, já é proibido fumar em shows, restaurantes (acho que em restaurantes já vale há mais tempo) e em alguns bares. Mas ainda existem bares que sao "raucherfreundlich" (amigáveis ao fumo, por assim dizer), onde nao há como reclamar do cigarro alheio... De resto, só na rua. O que eu acho bom... Mas ainda assim, as pessoas na europa fumam mto mais quando se compara ao Brasil. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tinham me dito que aí a coisa é pesada. Lembro que eu tava acostumada com o ritmo chinês de fumar, quando fui dar uma bandinha pela Itália. Achei muito estranho não poder fumar em lugar nenhum, principalmente pq a gente via muito mais gente (a italianada fuma pra cacete)fora dos bares, do que dentro. Mas vai dar tudo certo! hehehehe

      Excluir