terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não quero fórmula secreta

Esse blog, no fim das contas, é minha terapia nessa nova fase. É a certeza do desabafo sem olhares mais críticos (a dinâmica é ótima: eu escrevo, vocês leem, eu não vejo vocês lendo). Porque eu sei que existe muita crítica. Sei que tem gente que fala: "ah, mas ela tá exagerando!", "pobrezinha, será que precisamos internar?", "dramaqueen". Não adianta, o julgamento é inerente ao ser humano. Juro que entendo.

Noto isso tudo quando converso pessoalmente sobre o assunto. Todo mundo tem um pitaco. Todo mundo (especialmente quem nunca fumou na vida) tem a melhor fórmula, entende todas as reações... Impressionante a quantidade de especialistas sobre o assunto que temos aí fora. Sei que no fundo todo mundo só quer ajudar, mas gente, sério, vocês não precisam ter opinião e fórmula pra tudo nessa vida.

Gosto da Sol, queridíssima ascensorista ali do meu trabalho, com quem sempre bato altos papos do térreo ao 10º andar. Ela também era fumante, faz 12 anos que parou. Ela me olha e pergunta: "Firme?". "Firme". Pronto, podemos conversar sobre qualquer outra coisa. Ninguém precisa me passar fórmula secreta, dizer quando a vontade de fumar passa de vez, o que fazer com a minha irritação, ou que o Dr. Chato Varella falou quando passou aquela série. Basta um "Firme?", que me passa o quanto se importam, o quanto me apoiam e o quanto tão comigo nessa. Muito melhor que qualquer fórmula secreta.

Juro.

E aí? Firmes?

2 comentários:

  1. Parei de fumar hoje! Tô adorando o teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Força na peruca!
      O início é sempre complicado, mas é possível. Respira, toma muita água, e exercita a capacidade de dizer não para os impulsos! Boa sorte!

      Excluir